Coleta de SANGUE
  • Embora alguns exames laboratoriais exijam jejum, deve-se seguir a recomendação do clínico observando a urgência. Recomenda-se o jejum de 8 a 12 horas sob pena de se obterem resultados falsamente elevados, recomenda-se ainda, abstenção de álcool nas 72 horas anteriores.
  • Nota: Sugere-se um jantar frugal antes da realização de exames.
  • GLICEMIA DE JEJUM E PÓS PRANDIAL
  • Estas coletas devem acontecer no mesmo dia. Se for solicitado o exame de pós prandial, o paciente deve realizar primeiro a coleta em jejum e comparecer exatamente 2 horas após as refeições para colher nova amostra (almoçar normalmente, seguindo orientação médica).
  • MINERALOGRAMA
  • Recomenda-se o jejum de 8 a 10 horas sob pena de se obterem resultados falsamente elevados, recomenda-se ainda, abstenção de álcool nas 72 horas anteriores, para realização deste exame em sangue. A realização em amostra de cabelo, o paciente não deve fazer uso de tinturas para cabelo há pelo menos 6 meses.
  • Nota: Sugere-se um jantar frugal antes da realização de exames.
Coleta de URINA
  • O Laboratório fornece o frasco para coleta.
  • Realizar higiene íntima antes da coleta de Urina.
  • Desprezar o 1º jato urinário no vaso sanitário, coletar o jato intermédio no frasco e o restante  descartar.
  • Nota: Observar se foi solicitado a coleta do 1º jato urinário
  • Mulheres menstruadas não devem efetuar a coleta até 3 dias após o término da menstruação.
  • A amostra deve ser entregue num prazo máximo de 2 horas para análise. A urina coletada deve ficar em local fresco de preferência refrigerada e ao abrigo da luz.
  • O  Laboratório deve  ser informado do uso de algum medicamento
Colheita de URINA em Crianças com Fraldas
  • Solicitar coletores no Laboratório.
  • Colocar o coletor após higiene da criança.
  • Coletas em meninos o órgão genital deve ser introduzido na metade superior da abertura do coletor.
  • Coletas em meninas, a abertura deve ser aplicada na metade superior do órgão genital.
  • Nota: Evitar amostras com contaminação com fezes
  • Após a coleta retirar o coletor, usar o adesivo para fechar colando um lado ao outro.
  • Encaminhar ao laboratório para análise sem demora na intrega.
  • O Laboratório deve ser informado do uso de algum medicamento.
Coleta de URINA de 24 horas
  • O Laboratório fornece o frasco para coleta da urina 24 horas, mas também pode ser feita em um frasco limpo e seco de água mineral vazio.
  • A primeira micção(urina) da manhã deve ser desprezada, esvaziando a bexiga, dando-se início a coleta.
  • Recolher todas as micções seguintes, sem perdas, nas 24 horas seguintes, incluindo a primeira micção do dia seguinte.
  • Nota: Mulheres menstruadas não devem efetuar a coleta até 3 dias após o término da menstruação.
  • O bom desempenho de um Exame depende de uma boa coleta e rapidez na entrega do material para análise.
Coleta de ESPERMA – Espermograma
  • Deve-se ter entre 2 e 6 dias de abstenção sexual para a coleta.
  • O esperma deve ser recolhido na totalidade, para um frasco fornecido pelo laboratório.
  • Nota: Não é permitida coleta em casa somente no Laboratório.
  • Informar ao laboratório ,profissão, se controle de vasectomia, doenças anteriores, vícios, motivos do exame, uso de medicações, número de filhos (caso tenha).
Coleta de Fezes
  • Solicitar um frasco no Laboratório.
  • Recolher para o frasco uma amostra de fezes centro do bolo fecal.
  • A amostra pode ser guardada na parte inferior do refrigerador por um período de 24 horas até ser encaminhada
  • Nota: Não se deve usar laxantes no auxílio de obtenção de fezes.
Coleta para Sangue Oculto nas FEZES
  • Não é necessário dieta especial, utilizamos anticorpos monoclonais para hemoglobina humana.
  • Deve-se coletar uma amostra de fezes em coletor apropriado e enviar ao laboratório. Não colher fezes caso haja sangramento local.
  • As mulheres não devem fazer este exame durante a menstruação. Se houver suspeitas de sangramento, devem ser examinadas pelo menos 3 amostras de fezes.
Coleta de SECREÇÃO VAGINAL (pesquisa de Chlamydia, Micoplasma e Ureaplasma)
  • Não realizar higiene íntima antes da coleta
  • Abstinência sexual de 3 dias.
  • A paciente não deve estar menstruada.
  • Não efetuar exame de toque.
Coleta de ESCARRO
  • A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã, antes da higiene ou ingestão de alimentos sólidos ou líquidos. Deve-se colher o escarro, não a saliva.
  • Inspirar profundamente e tossir procurando expectorar a quantidade máxima de secreção das vias aéreas baixas.
  • Colher o escarro, através da tosse, de modo que o material a obter material com muco, diretamente em frasco estéril fornecido pelo laboratório.
  • Nota: Recomenda-se o aumento de ingestão líquida no dia anterior ao exame.
Coletas para EXAMES MICOLÓGICOS

Couro cabeludo e pêlos
A coleta de material deverá ser realizada antes do uso de qualquer medicamento oral ou tópico. Não usar creme nos cabelos pelo menos dois dia antes do exame.

Pele
Recomenda-se que não se coloque medicamentos ou qualquer tipo de creme nas lesões. Para a coleta o paciente não pode ter ingerido medicação por pelo menos uma semana.

Unhas
Devem estar limpas e sem esmaltes.
Não usar cremes nas mãos ou nos pés nos dias anteriores ao da coleta.