Embora alguns exames laboratoriais exijam jejum, deve-se seguir a recomendação do clínico observando a urgência. Recomenda-se o jejum de 8 a 12 horas sob pena de se obterem resultados falsamente elevados, recomenda-se ainda, abstenção de álcool nas 72 horas anteriores.
Nota: Sugere-se um jantar frugal antes da realização de exames.
GLICEMIA DE JEJUM E PÓS PRANDIAL

Estas coletas devem acontecer no mesmo dia. Se for solicitado o exame de pós prandial, o paciente deve realizar primeiro a coleta em jejum e comparecer exatamente 2 horas após as refeições para colher nova amostra (almoçar normalmente, seguindo orientação médica).
MINERALOGRAMA

Recomenda-se o jejum de 8 a 10 horas sob pena de se obterem resultados falsamente elevados, recomenda-se ainda, abstenção de álcool nas 72 horas anteriores, para realização deste exame em sangue. A realização em amostra de cabelo, o paciente não deve fazer uso de tinturas para cabelo há pelo menos 6 meses.
Nota: Sugere-se um jantar frugal antes da realização de exames.

O Laboratório fornece o frasco para coleta.
Realizar higiene íntima antes da coleta de Urina.
Desprezar o 1º jato urinário no vaso sanitário, coletar o jato intermédio no frasco e o restante descartar.
Nota: Observar se foi solicitado a coleta do 1º jato urinário
A amostra deve ser entregue num prazo máximo de 2 horas para análise. A urina coletada deve ficar em local fresco de preferência refrigerada e ao abrigo da luz.
O Laboratório deve ser informado do uso de algum medicamento

Solicitar coletores no Laboratório.
Colocar o coletor após higiene da criança.
Coletas em meninos o órgão genital deve ser introduzido na metade superior da abertura do coletor.
Coletas em meninas, a abertura deve ser aplicada na metade superior do órgão genital.
Nota: Evitar amostras com contaminação com fezes
Após a coleta retirar o coletor, usar o adesivo para fechar colando um lado ao outro.
Encaminhar ao laboratório para análise sem demora na intrega.
O Laboratório deve ser informado do uso de algum medicamento.

O Laboratório fornece o frasco para coleta da urina 24 horas, mas também pode ser feita em um frasco limpo e seco de água mineral vazio.
A primeira micção(urina) da manhã deve ser desprezada, esvaziando a bexiga, dando-se início a coleta.
Recolher todas as micções seguintes, sem perdas, nas 24 horas seguintes, incluindo a primeira micção do dia seguinte.
Nota: Mulheres menstruadas não devem efetuar a coleta até 3 dias após o término da menstruação.
O bom desempenho de um Exame depende de uma boa coleta e rapidez na entrega do material para análise.

Deve-se ter entre 2 e 6 dias de abstenção sexual para a coleta.
O esperma deve ser recolhido na totalidade, para um frasco fornecido pelo laboratório.
Nota: Não é permitida coleta em casa somente no Laboratório.
Informar ao laboratório ,profissão, se controle de vasectomia, doenças anteriores, vícios, motivos do exame, uso de medicações, número de filhos (caso tenha).

Solicitar um frasco no Laboratório.
Recolher para o frasco uma amostra de fezes centro do bolo fecal.
A amostra pode ser guardada na parte inferior do refrigerador por um período de 24 horas até ser encaminhada
Nota: Não se deve usar laxantes no auxílio de obtenção de fezes.

Não é necessário dieta especial, utilizamos anticorpos monoclonais para hemoglobina humana.
Deve-se coletar uma amostra de fezes em coletor apropriado e enviar ao laboratório. Não colher fezes caso haja sangramento local.
As mulheres não devem fazer este exame durante a menstruação. Se houver suspeitas de sangramento, devem ser examinadas pelo menos 3 amostras de fezes.

Pesquisa de Chlamydia, Micoplasma e Ureaplasma

Não realizar higiene íntima antes da coleta
Abstinência sexual de 3 dias.
A paciente não deve estar menstruada.
Não efetuar exame de toque.

A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã, antes da higiene ou ingestão de alimentos sólidos ou líquidos. Deve-se colher o escarro, não a saliva.
Inspirar profundamente e tossir procurando expectorar a quantidade máxima de secreção das vias aéreas baixas.
Colher o escarro, através da tosse, de modo que o material a obter material com muco, diretamente em frasco estéril fornecido pelo laboratório.
Nota: Recomenda-se o aumento de ingestão líquida no dia anterior ao exame.

Couro cabeludo e pelos

A coleta de material deverá ser realizada antes do uso de qualquer medicamento oral ou tópico. Não usar creme nos cabelos pelo menos dois dia antes do exame.
Pele

Recomenda-se que não se coloque medicamentos ou qualquer tipo de creme nas lesões. Para a coleta o paciente não pode ter ingerido medicação por pelo menos uma semana.
Unhas

Devem estar limpas e sem esmaltes.
Não usar cremes nas mãos ou nos pés nos dias anteriores ao da coleta.